Sejam Bem Vindos!!

"E se não morreram, viveram felizes até hoje, diz o conto de fadas. O Conto de fadas, que ainda hoje é o primeiro conselheiro das crianças, porque foi outrora o primeiro da humanidade, permanece vivo, em segredo, na narrativa. O primeiro narrador verdadeiro é e continua sendo os contos de fadas." (Walter Benjamin)

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Contar uma história é um presente que se dá!

Como esta semana antecede o dia das Bruxas, o famoso Halloween, pesquisei muitas histórias de bruxas e contos de encantos e assombrações. Descobri e redescobri uma mais interessante do que a outra. Resolvi escrever uma nova história pensando nas criança bem pequenas e que pode ser contada com fantoches, muita imaginação e criar muita interação neste momento.

Esta história, contarei neste sábado (dia 30/10/10) lá na praça do Côco em Barão Geraldo por volta das 11:00 h.

Então ...com vocês..meu presente!

Fada Lara e Bruxa Gotucha


Fotografia por Nani em seu jardim encantado!

Onde existem fadas existem bruxas, e nesta história, a fada Lara e a Bruxa Gotucha eram vizinhas que viviam na mesma floresta,  umas dez árvores de distância de cada uma. Árvores enormes de floresta, mas para uma bruxa ou para um fada isso não é muito distante.
A Fada Lara era a Fada mais alegre que vivia por ali. Super animada na culinária, fazia biscoitos e docinhos tão deliciosos que sua fama ia longe , todos  diziam que  suas iguarias davam alegria na boca. Já os que a  Bruxa Gotucha se arriscava a fazer, davam alergia, isto sim!
A bruxa Gotucha embora não cozinhasse bem, era super gulosa e vivia comendo as guloseimas da Fada. Lara vivia trancando suas iguarias num armário com todas as trancas encantadas, e isso  dificultou tanto satisfazer o apetite da Bruxa que ela ficou furiosa.
Gotucha que agora só podia sentir o cheiro das coisas boas de Lara, resolveu fazer um feitiço usando  folhas de espirradeira. Aconteceu, que todos que comiam das guloseimas de Lara ficavam espirrando sem parar, até Lara espirrava sem saber o que estava errado.
-AAAATCHIMMMMM! AATCHIMMM!! – se ouvia por toda a floresta, parecia uma epidemia. Mama mia!
Na floresta tinha um passarinho de rabo vermelho,  amigo da fada que contou para ela do fetiço que Gotucha espalhou em sua culinária.  O segredo era fazer a Bruxa Gotucha experimentar do seu próprio feitiço - disse ele para ajudá-la.
Então, Fada Lara conseguiu comprar suco de espirradeira na loja da curandeira D. Serena  e com ele fez o doce que a bruxa mais gostava: doce de batata-doce, enroladinho como brigadeiro.  Deixou na cozinha como se fosse por esquecimento.
Gotucha, gulosa como quê, logo apareceu e devorou os docinhos com sua bocona de bruxa. Ficou com a boca cheia que  nem podia mastigar...que coisa feia! Mais feio ainda foi quando ela começou ....
 – AAA...schin...ããã....snif.... – fez Gotucha por o dedo no seu longo e torto nariz, mas não segurou por muito tempo e começou a...eespirraaarrrr!!!!
- AAAATCCHHIIIIMMMMMMMMMMM! AAATCCCHHIIIIMMMMMMMMMM!
Que  terrível ver uma bruxa espirrar de boca cheia. Tinha pedaço de docinho voando por todo lado!! E Gotucha saiu voando para sua casa para que ninguém visse esse vexame e ficou por lá um bom tempo ou quem sabe até se mudou.
Desde então Fada Lara parou de espirrar e voltou com a sua culinária nota dez, com gostosuras que enchem de alegria a boca da gente. Hummm!
 E foi assim..."Ã ã...Atchim! (Gente, isso é só um resfriado!)"... que acabou esta história!
Fim.

Elaine Cristina Villalba de Moraes 
Espero que tenham gostado, me inspirei na história de Sonia Robatto, "Alegria na Boca". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As infinitas maravilhas do Universo são a nós reveladas na medida exata em que nos tornamos capazes de percebê-las. A agudeza da nossa visão não depende do quanto podemos ver, mas do quanto sentimos". (Helen Keller)