Sejam Bem Vindos!!

"E se não morreram, viveram felizes até hoje, diz o conto de fadas. O Conto de fadas, que ainda hoje é o primeiro conselheiro das crianças, porque foi outrora o primeiro da humanidade, permanece vivo, em segredo, na narrativa. O primeiro narrador verdadeiro é e continua sendo os contos de fadas." (Walter Benjamin)

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Biblioterapia

 
Há livros de todo jeito, para todos os temas e gostos. Para lembrar da importância de uma boa leitura, vou falar sobre o meu novo projeto de trabalho: A Biblioterapia.
Há muito tempo que o homem vê nos livros algo além da fonte de conhecimento. Já no Antigo Egito, o Rei Rammsés mandou inscrever no frontispício de sua Biblioteca a frase: "Remédios para alma", o mesmo encontramos na idade Média, onde na entrada da Biblioteca da Abadia de São Gall estava escrito: " Tesouro dos remédios da alma".


Oficina - Biblioterapia com Narrativas de Histórias
IV - SIMTEC - Unicamp- 2012

A Biblioterapia individual ou em grupo, está direcionada à todos aqueles que apreciam   (ou não) a literatura e a oralidade das histórias. Tem como  objetivo promover uma experiência possível de “terapia por meio de livros e ou narrativas”, pois quantas vezes, por causa do vício de outras fontes de informação tais como:  noticiários; jornais; revistas; livros técnicos ou didáticos; internet; etc...  acabamos perdendo a sensibilidade e encantamento pela literatura e narrativas.  Os livros com suas histórias, contos, poesias são um dos mais antigos e  fabulosos recursos terapeuticos para nos apoiar no cotidiano.

 
Oficina - Biblioterapia 
IV SIMTEC - Unicamp - 2012
O Biblioterapeuta com sua formação multidisciplinar e tendo experimentado sua própria transformação pessoal com a leitura e com narrativas de histórias, faz a prescrição das    "doses de palavras", (leituras direcionadas) e faz a mediação de reflexão conjunta e orientada destas leituras, proporcionando trocas numa experiência que amplia o autoconhecimento, resignifica vivências e abre para novos pensamentos e atitudes para o nosso dia-a-dia.

Oficina - Biblioterapia com Histórias
IV SIMTEC - UNicamp - 2012



Ler é sempre "Um Santo Remédio"! Na Biblioterapia não há contraindicações sendo recomendada para qualquer idade e sexo. É excelente também como preventivo, para quem está buscando uma compreensão de si e do mundo, através de uma forma lúdica e prazerosa. Para quem quer voltar a ler e escrever com prazer, para crianças com dificuldades de leitura, escrita e concentração. Para todos que desejam aprender a filosofar e melhorar suas relações humanas.
 
 
É especialmente recomendado para crianças com dificuldades escolares, que vão adquirindo o gosto pelo saber e mais concentração - através do prazer desta leitura interpretada e dialogada com o biblioterapeuta -   pois eleva substancialmente a compreensão simbólica associada ao imaginário e o mundo real.
 
Ideal também para trabalhar com grupos de faixas etárias diferentes: Jovens em suas novas perspectivas e transformações; e idosos em sua nova realidade corporal e social; adultos e pais que buscam significados e valores na sua fase ativa de transformação; e para crianças que vão descobrindo a realidade através da fantasia e fazendo construções subjetivas para sua identidade e personalidade.
 

Grupo do Minicurso Biblioterapia 
com histórias
IV SIMTEC - Unicamp - 2012

As fotos são da minha oficina "Biblioterapia com Narrativas de Histórias" que ocorreu no último dia 25 de outubro de 2012, na sala de Dança da FEF da Unicamp, pelo IV SIMTEC da Unicamp.
 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

"As infinitas maravilhas do Universo são a nós reveladas na medida exata em que nos tornamos capazes de percebê-las. A agudeza da nossa visão não depende do quanto podemos ver, mas do quanto sentimos". (Helen Keller)