Sejam Bem Vindos!!

"E se não morreram, viveram felizes até hoje, diz o conto de fadas. O Conto de fadas, que ainda hoje é o primeiro conselheiro das crianças, porque foi outrora o primeiro da humanidade, permanece vivo, em segredo, na narrativa. O primeiro narrador verdadeiro é e continua sendo os contos de fadas." (Walter Benjamin)

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Lá vêm o pai com histórias

Na Escola Educativa de Itatiba, a homenagem ao dia dos pais foi no dia 19 de agosto, além das crianças fazerem brilhar os olhos dos papais com suas poesias e músicas, as famílias alí presentes também curtiram a minha  apresentação " Lá vem o pai com histórias".
 
"Se essa rua, se essa rua fosse minha..."
Eu não mudaria nada. Estava tudo muito bonito!
Lá vêm o pai com histórias, tem um repertório que emociona e desperta naturalmente o desejo nos pais de contar histórias e causos para seus filhos, resgatando a memória das histórias que nossos pais nos contavam e ainda contam, como é o caso do meu.
Com a história " A menina Alice que não queria escovar os dentes", meu pai me convenceu a nunca deixar de escovar meus dentes, e quantas outras histórias engraçadas  ou de medo me serviram de guia em muitas situações da vida. Ele me contava também aqueles causos longos, cheios de aventura, onde ele próprio era o herói, garoto ou mocinho no lombo de um cavalo, a enfrentar perigos, touros bravos, tamanduás, cobras e até onças. Esses momentos de aproximação entre pai e filho são mágicos, sendo a verdadeira herança que um filho pode receber, apreciando naturalmente nestas narrativas os valores e costumes de uma época, adquirindo a memória dos seus antepassados,  permitindo que ela transite de geração para geração. 
Foi com esta inspiração, que encantei "Lá vêm o pai com histórias" com todo o meu coração.


Não dá pra dizer como foi grande a emoção deste dia!

O espaço era lindo! E o público maravilhoso!

Enfim! Tudo tem um fim!

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

Oficina de histórias para professoras do projeto Carrossel dos Sonhos

 
Eu acredito que a arte sempre foi essencial para a educação e formação de pessoas mais criativas e felizes. Através da arte adquirimos uma nova forma de ler e interpretar a realidade do nosso mundo e nos tornamos mais preparados para a vida. Felizmente mais pessoas acreditam e apostam nisso, por isso, foi um grande prazer ministrar Oficinas de histórias para as meninas do Projeto Carrossel dos Sonhos de Monte Mor - SP, sendo a primeira Oficina "O que conta um conto?" no início de abril e a segunda "Ler, interpretar o mundo" em julho. As meninas do Carrossel são especiais porque são professoras que contam histórias para seus alunos sempre de uma forma nova, criativa e inteligente, fazendo o verdadeiro papel do agente de leitura.

Valeu meninas do Carrossel dos Sonhos! Que vocês continuem despertando seus alunos para o prazer da leitura com  muitos sonhos e encamentos nas salas de aula! Abaixo alguns momentos das Oficinas.
Depois de horas de Oficina,
 uma pequena recordação...
Para mim, será para sempre!
Muita animação e histórias
incríveis numa dinâmica onde
 o sapato foi o personagem principal!


Cada uma mais original que a outra...
e como tem história boa por aí...
 inclusive dentro da gente!


Ninguém vai embora sem contar sua história!

 Até a próxima, pois no final o carteiro me trouxe uma carta com um convite bem legal... mas essa é uma outra história. Valeu meninas do Carrossel dos Sonhos, que vocês levem muitos sonhos e encamentos em suas salas de aula!

Nani no ENCHIST 2012 - Sta Bárbara D'Oeste - SP



Confira aqui toda a programação
os grandes momentos deste
5º ENCHIST
De 13 à 15 de julho em Sta Bárbara D'Oeste, interior de São Paulo muitas fadas, bruxas, gnomos, Malazartes e Nasrudins, ogros e princesas entre luas e estrelas, noites de frio e dias ensolarados, invadiram o mundo dos sonhos dos  moradores  e dos contadores de histórias que vieram de várias partes deste nosso Brasil para o 5º Encontro Nacional de Contadores de Histórias.

Recepção dos Contadores na entrada do Parque dos Ipês
Os personagens das histórias
passeavam por Sta Bárbara D'Oeste
Era uma vez... verdade verdadeira...
se não me falha a batedeira!!
Parque dos Ipês - Enchist 2012
"Senta que lá vêm história"
Na oficina do ator e músico Paulo Roxo Barja,
Cantando histórias. Adorei seu trabalho!
No pátio da escola alojamento
contando a história
 "O Gafanhoto e a Joaninha"
Como foi gostosa a tarde no Parque dos Ipês, o clima estava excelente para contar histórias. E ainda ouvi muitas histórias encantadoras de grandes Contadores que participaram desta linda festa Cultural. Quem visitou o Parque naquela tarde de domingo ganhou muitas histórias de presente.


Nani no Parque dos Ipês
contando a história do Jacaré com dor de dente
para toda a gente.

 Obrigada Cia Xeqmat por mais este Encontro!
Vocês são força e orgulho para todos os Contadores de Histórias de nossa região!
Agradecimentos para a Secretaria de Cultura de Sta Bárbara pelo grande apoio e incentivo!



Nani em Santiago do Chile


O Chile tem "alma de poeta", se alguém já ouviu ou leu esta expressão, irá concordar com ela quando for visitá-lo.
No final de abril deste ano, uma história de amor completou oficialmente 25 anos, por isso escolhemos – eu e meu marido - o Chile para comemoramos a data. Eu não vou contar a história do meu casamento, nem todos os detalhes desta viagem, mas trago aqui algumas impressões culturais por nossa rápida passagem por este país visitando sua capital Santiago e depois esticando à Viña Del Mar e Valparaíso.
Cerro San Cristóban
Talvez essa alma de poeta seja inspirada pelo magnífico cenário tendo os Andes como pano de fundo, cobertos de neve em contraste com o azul do céu e os belos arranhacéus, ou das belíssimas faciendas (fazendas) e vinícolas. Mas acredito que seja uma alma mesmo do povo, pois é possível percebe que as pessoas cultivam flores em seus jardins, e as praças são cuidadas e feitas para o prazer de desfrutar o espaço com um amigo, turma ou até levar seu cão para uma volta. Dá para sentar num banco e simplesmente admirar o movimento. É claro que há muito movimento e problemas de toda grande cidade e houve até uma manifestação civil com passeata e quebra-quebra enquanto estávamos por lá. Isto é comum por lá, pois ninguém pode ir mexendo nos direitos desse povo que aprendeu a lutar por seus ideais e por si mesmos. Em Viña DelMar há flores cultivadas nos postes das avenidas e o meu passeio ficou muito mais romântico, difícil não entrar no clima.  


Biblioteca de Bairro de Santiago
 em vagão de trem.
Minha nova aquisição
Em Santiago encontrei livrarias em quase todas as ruas pelas quais passei e bibliotecas em vários pontos da cidade, me chamando a atenção dessas ideias para facilitar o acesso à leitura. Além disso, nessa ocasião aconteciam duas feiras de livros ao mesmo tempo em Santiago, o que demonstra o empenho em se manter essa alma através do incentivo à leitura. Eu não conheço o lema cultural deste país, mas com certeza deve ser bem forte e levado a sério. Por essa alma poeta, cultural e toda sua beleza natural, este país me encantou e me inspirou a criar esta página para deixar tudo isso como uma belo exemplo de incentivo à leitura.


Feira del Libro de Las Condes
 

Feira del Libro de Plaza de Armas
Celebrando o dia mundial do livro
 e do Direito do autor
 
Bibliometrô, encontrada
 em várias estações do metrô
de Santiago.
O Chile tem grandes nomes na literatura e um dos mais conhecidos por essa alma Chilena é o escritor, poeta e romancista Pablo Neruda (Nobel de literatura em 1971). Em Valparaíso visitei a Casa de La Sebastiana onde o escritor passou grande parte de sua vida escrevendo diante de suas janelas todas voltadas para o mar e para as casinhas coloridas da cidadela. Além disso, Neruda trazia a fantasia para dentro de suas casas decorando-as apenas com objetos repletos de sentido e significados para o poeta que às vezes encomendava de distantes partes do mundo e não descansava até obtê-las, como quem busca a alma de um lugar através de sua arte, colecionando muitos objetos de arte, não importava o valor comercial, mas outro valor que o autor tinha por ele, coisa que só alma de poeta consegue alcançar.
O brilhante orgulho da literatura chilena também inspirou o diretor Michael Radford a produzir o filme “O carteiro e o poeta” (1994), no qual um carteiro que desejava aprender um pouco mais da vida, se relaciona com o escritor sempre este tinha remessas a receber, descobrindo com ele a poesia.  
Bonito assim me fez lembrar o lindo livro  infanto-juvenil, “A caligrafia de Dona Sofia”, com texto e ilustração de André Neves, que também trata do romance entre um carteiro e uma amante da poesia, no qual o carteiro também se torna poeta.
Autor e ilustrador Andrá Neves
Editora Paulinas
Esta viagem me fez refletir, que a vida tem alma!
E que ela reencarna em cada história,
em cada poesia, em cada arte...
 Fazendo viva a cultura de um povo!